Monday, July 23, 2007

Excertos de uma (boa) conversa...

"- Lembraste o que te levou à República Checa durante um ano?
- Fui para lá pelo Milan Kundera, por causa dos livros dele. Li e fui à procura de muitas coisas que acreditava que existiam lá. Mas o povo checo tem uma abertura diferente. São mais fechados e é difícil sermos integrados no meio deles, andava praticamente no meio dos estrangeiros que viviam lá. Não convidam para irmos a casa deles... e esse quentinho faz falta, percebes?"

"- Estudaste cinema e fotografia na República Checa...
- Sim, estudei fotografia lá, frequentei aulas numa escola de fotografia...
- E a paixão, nasceu lá ou já a levavas daqui?
- Já levava daqui, sim. Aliás, isso está escrito num texto que fiz para uma exposição, o 'Untitled Short Films', numa sinopse e começava por dizer que sou apaixonada por imagens de filmes, por fotografia de cinema. Tens ali uns postais da Atalanta (risos), quando a Atalanta ainda fazia postais, e era isso que me encantava, misturar a ficção com a realidade e foi surgindo assim. É um gosto que se vai solificando mais..."

"- Proponho-te dois desafios...
- Ui...
- Vamos ao primeiro. Falamos do Porto?
- O que quiseres...
- O que é para ti o Porto? Uma casa?
- Sim, uma casa. Só. Até porque espero deixar o Porto em breve. Vou morar para Londres.
- Quando?
- Para breve. Depois de resolver um pequeno problema que me prende aqui e que tenho que resolver para viajar descansada.
- E numa palavra... Fotografia para ti é...
- Comunicar. Sim, é isso. Comunicar"

(excertos da conversa com Teresa Sá, fotógrafa, esta semana, no "Cafeína". A versão integral está disponível aqui)

No comments: