Sunday, July 22, 2007

Ode ao lirismo puro...


"To me, life has always felt like a place reverberating with all kinds of shrieking and laughing things. At some point I learned that my role as a singer was to be a storyteller, a shape shifter." (Faun Fables)

É num misto de teatro e música (onde é que já ouvi/ouvimos isto?...) que assenta - literalmente... - a vida e obra dos Faun Fables, um lirismo aparentemente conexo e/ou desconexo de simplicidade e complexidade - presente nas letras, na maneira como escrevem a vida, nos sons obsoletos e audivelmente 'old story' - que escorre por uma singeleza como não se faz mais... Alguém se lembraria de, a meio da música, colocar pequenos pássaros empoleirados e ordenados e obrigá-los a cantar ao tom da mesma?


"The Transit Rider", disco multifacetado (multi + faceta + do + ?), tem data de 2006, é o último da 'companhia', mas não estranharíamos se recuassemos 60 anos e nos dissessem que datava de 1946, pós trauma e medo da Guerra Mundial... A culpa é dela (o dedo indicador indicia um início de indecência indescrítivel e indelével da iniquidade da intéprete)... dela, de Dawn McCarthy... da voz sumida de 'Alice' caindo no poço do coelho das horas... Já que falamos nisso... Toda a música daria um espectáculo (musical) digno dos botequins de esquina ao fim de semana, teatro animados com final triste, lágrima de pierrot e um comboio a afastar-se ao longe... cai o pano... "Dream on a train" lembra tudo isso... e tocaram(-no) no Theatro Circo, em Abril passado (ainda te recordas onde estavas a 4 de Abril, às 21h30?)


E porque não parar em "I'd Like to Be"? Fecha o disco e fecha o sonho e fecha o sorriso... Abre o mar, ao longe... "Horizonte aberto, meu capitão", parece gritar o jovem marujo (curioso e feliz da vida, com brilho no olhar) ao decrépito e decadente olhar do capitão, que o deixou de ser há muito - a mulher trocou-o por um cadete bem mais apessoado e a filha há muito que lhe deixou de olhar no olhos, prefere a vida fácil e o dinheiro ganho nos locais de má vida...


Quarto albúm de originais, depois de três em nome próprio, um outro em parceira com o (delicioso) Bonnie 'Prince' Billy e um dvd musical (teatral?) em colaboração com nomes grandes, este "The Transit Rider" merece uma paragem... e um abraço ao jovem capitão, que nada mais tem senão chorar a "morte" da mulher e o embaraço da "filha", olhando o mar...
(Site oficial aqui)

No comments: